AnálisesTextos

Análise: Minecraft Dungeons

Renovar uma franquia do calibre de Minecraft não é tarefa fácil. Depois de vender mais de 200 milhões de cópias e se tornar um dos jogos mais influentes da história, com sua proposta de construir mundos blocados a partir da mineração de recursos, Minecraft Dungeons é um passo ao mesmo tempo ousado, sem ser pretensioso, e simples, sem ser simplório.

A ideia de incorporar a filosofia de design de dungeons crawlers clássicos como Diablo e Gauntlet foi implementada de maneira divertida e muito gratificante.

Explorar as masmorras, derrotando ondas de inimigos, coletando itens, procurando baús, derrotando chefões e descobrindo passagens secretas, revela-se uma experiência imersiva, muito por conta da trilha sonora e da arte dos cenários, que conseguem elevar a qualidade da experiência em comparação ao jogo original.

Combate simples e eficiente

Abraçando mecânicas de jogos de RPG, em Minecraft Dungeons você precisa elevar o poder do seu personagem se quiser vencer os desafios dos calabouços – que não são muitos, mas como possuem o sistema de geração procedural (aleatória), o fator replay é garantido.

Além das armas e equipamentos de melhor nível que o jogador vai encontrando durante a exploração, também há habilidades ativas e passivas que podem ser aplicadas, fortalecendo e/ou enfraquecendo atributos, adicionando mais camadas ao estilo de gameplay.

Há uma variedade imensa de armas e equipamentos que estimulam a andança e recompensam a exploração dos cenários e a descoberta de caminhos secretos – e que podem ser trocados a qualquer momento.

Cada masmorra pode exigir uma estratégia diferente: em áreas mais abertas, o uso de armas de longa à distância pode fazer a diferença. Já em lugares mais fechados, o jogador deverá lançar mão de outros artíficios.

Elemento coop e fator replay

Fica mais divertido jogar Minecraft Dungeons com amigos. A dificuldade do jogo é escalável de acordo com o tamanho da sua trupe, de até quatro jogadores, e além do número dos inimigos, os tipos de itens encontrados também sofrem modificações.  Se achar que está muito fácil ou muito difícil, ainda é possível ajustar  o nível do desafio.

Combinada à dificuldade escalável e ajustável manualmente, a geração procedural garante que o game seja jogado muitas vezes, em busca de itens melhores e mais raros, estendendo bastante a duração da campanha – que na primeira jogatina não leva mais do que seis horas para ser terminada.

Conclusão

Minecraft Dungeons é uma boa ideia – sem ser inovadora – para refrescar o interesse em torno de uma franquia que já acumula mais de dez anos de sucesso. Sua fórmula emprestada de dungeons crawlers clássicos é executada de maneira confortável para agradar novatos e veteranos de todas as idades, seja em relação ao próprio Minecraft, seja em relação à jogos de RPG.

 

*Esta análise foi feita com uma cópia digital para Xbox One cedida em cortesia pela Microsoft BR.

Veredito

Minecraft Dungeons

  • Lançamento: 26/05/2020
  • Desenvolvedora: Mojang Studios e Double Eleven
  • Publicadora: Xbox Game Studios
  • Plataformas: PC, Xbox One, PS4 e  Switch
  • Genêro: Aventura e RPG
Renan Martins
Últimos posts por Renan Martins (exibir todos)