AnálisesTextos

Análise: Mortal Kombat 11: Aftermath

Mortal Kombat 11 foi lançado em março de 2019, trazendo muitas alterações na jogabilidade, melhorando e muito o gameplay de seu antecessor. E mais de um ano depois a franquia ganha uma grande expansão de conteúdo, o Mortal Kombat 11: Aftermath.

O lançamento da expansão traz também conteúdo gratuito para quem já tem a edição padrão de MK 11: novos cenários, stage fatalities e o retorno dos Friendships. Em sua versão paga, a expansão traz uma nova campanha, três novos personagens jogáveis e três novos pacotes de skins.

Atualização gratuita

A atualização gratuita lançada com a expansão paga é admirável. Todo mundo que já possui o jogo padrão receberá a atualização sem custo algum, bem como todos que a comprarem agora já terão acesso ao jogo atualizado.

Foram adicionados quatro novos cenários: Fortaleza da Kronika, Câmara de Almas, Piscina da Morte (já conhecido na série como Deap Pool), e Retrocâde.

O Retrocâde tem um conceito bem legal, no cenário há um projetor que fica trocando a imagem de fundo com cenários clássicos da franquia, tais como: Metrô (MK 3), Sala do Trono de Shang Tsung (MK 1), Floresta (MK 2), Igreja (MK 3), The Pit (versão MK 2), dentre outros.

Temos o retorno dos Stage Fatalities, já que o jogo base não trazia tal finalização. Para quem não sabe do que se trata, são os fatalities que utilizam o ambiente específico do cenário para dar fim ao oponente. Os cenários que permitem sua execução são: Piscina da Morte, Calabouço Shaolin e Torneio.

Por fim, outra finalização que retorna é o Friendship. Faz tempo que ela não dá as caras na franquia, a última vez que apareceu foi em Mortal Kombat Trilogy (lançado em 1996). Trata-se de uma finalização bem humorada, onde seu personagem faz uma brincadeira, para celebrar a “amizade” com seu oponente.

Expansão paga

Quem optar pela expansão paga, além do conteúdo gratuito já citado, terá acesso a mais coisas, a começar pela campanha adicional, com cerca de 2 horas de duração. A narrativa tem início a partir do ato final da campanha original de MK 11, e dá sequência à história com grande destaque para participação do feiticeiro Shang Tsung.

Há também a adição de mais três personagens jogáveis: Robocop (dando prosseguimento à tradição da franquia fazer crossovers com outros universos), Sheeva e Fujin. Cada um traz um estilo específico de gameplay, contribuindo para a variedade de gameplay do jogo.

Os últimos itens incluídos na expansão são os três pacotes de skins, que nada mais são do que itens que mudam a aparência dos lutadores.

Vale a pena?

O conteúdo gratuito, por si só, já vale a pena para o jogador voltar a jogar Mortal Kombat 11, e explorar todas a novidades, que fazem o game mais completo e divertido do que antes.

Já a expansão paga, traz à baila a questão do custo benefício. O conteúdo em si vale a pena: a campanha adicional explora outros personagens e situações, com uma narrativa interessante; os lutadores novos adicionam novos estilos de luta, e são bem divertidos.

Para falar sobre o custo benefício, precisamos analisar as opções disponíveis para o acesso à expansão paga.

Para quem já tem o MK 11 padrão, poderá optar por MK11: Aftermath, cabe ressaltar que aqui não está incluso o Pacote de Kombate, que adiciona Shang Tsung, Nightwolf, Exterminador T-800, Sindel, Coringa e Spawn.

Se você já tem o jogo padrão, e quer comprar o Pacote de Combate + MK11: Aftermath, há o bundle Mortal Kombat 11: Aftermath + Pacote de Kombate.

Para quem não tem o jogo padrão, há a opção de comprar a Mortal Kombat 11: Koleção Aftermath, que inclui o jogo padrão + Pacote de Kombate + MK11: Aftermath, ou seja, é o pacote completo de tudo já lançado de MK11.

Ainda há a opção de comprar a edição padrão do game. Podemos concluir que o custo benefício maior é para quem não possui o jogo e opta por comprar o bundle completo. Nas demais opções, o preço acaba ficando salgado demais.

Mortal Kombat 11 é excelente, e todo conteúdo extra adicionado acaba por torná-lo melhor ainda!

* Este review foi produzido por meio de uma cópia de Xbox One gentilmente cedida pela assessoria de imprensa da Warner Games no Brasil.

Mortal Kombat 11: Aftermath

  • Lançamento: 26/05/2020
  • Desenvolvedora: NetherRealm Studios
  • Publicadora: Warner Bros. Interactive Entertainment
  • Plataformas: PS4, Xbox One, Nintendo Switch e PC
  • Genêro: Luta
Gustavo Vegas
Últimos posts por Gustavo Vegas (exibir todos)