AnálisesTextos

Review | Far Cry 5

A franquia Far Cry chega a seu quinto episódio numerado (lembrando que temos dois spin-offs, Far Cry 3 Blood Dragon e Far Cry Primal) para PlayStation 4Xbox One e PC, com versões melhoradas para os donos de PlayStation 4 Pro e Xbox One X.

Mesmo que para os desavisados dê a impressão de se tratar de uma sequência, por conta da numeração, é tradição da série trazer diferentes histórias e ambientações a cada jogo. E aqui não é diferente.

Far Cry 5 é ambientado nos Estados Unidos na fictícia Hope County, Montana. O local está tomado por um culto religioso fanático, liderado pelo lunático Joseph Seed, que se auto intitula de o Pai. O líder da seita conta com ajuda de seus irmãos Faith Seed, Jacob Seed e John Seed, a quem chama de Arautos. Cada um domina uma região do mapa, adotando seu próprio estilo para angariar “fiéis” ao rebanho de Joseph. Esses seguidores são carinhosamente chamados de “Edenetes”, já que se trata do Projeto Portão do Éden.

MUDANÇA DE ALGUNS PARADGIMAS

Ubisoft tem modernizado seus esquemas de jogabilidade, e Far Cry 5 é mais um game que recebeu este tratamento. Esqueça as famosas torres, em que você tinha que subir ao topo para liberar detalhes da área no mapa. Aqui você descobre as áreas do jogo durante a exploração, conseguindo informações extras com itens espalhados pelo cenário, tais como mapas, revistas, bilhetes, placas, etc. O mini mapa que ficava no canto inferior esquerdo da tela também sumiu, dando lugar a uma “bússola” em forma de linha que fica centralizada no topo da tela.

Já tradicional nos jogos anteriores da franquia, a caça de animais tem finalidade diversa aqui. Nos jogos anteriores vocês os caçava para melhorar seus equipamentos. Era possível aumentar o coldre de armas, o tamanho da mochila e da carteira, dentre outras melhorias, através das peles de animais. Em Far Cry 5 essas peles servem apenas para ganhar dinheiro e para cumprir algumas missões específicas. As melhorias de equipamentos são realizadas através de pontos de vantagem, que são adquiridos de diversas formas, dentre elas a realização de desafios de jogabilidade como matar certa quantidade de inimigos com certa arma, caçar certa quantidade de animais, etc. Também é possível adquirir pontos de vantagem ao descobrir os chamados “Estoques de Preparador”, locais cheios de armas e munições. A grande sacada destes locais é que muitos deles possuem pequenos puzzles para serem acessados, dando uma dinâmica legal buscar cada um deles.

Outra mudança é a progressão na história principal. Para conseguir enfrentar Joseph Seed, é preciso derrotar cada um de seus Arautos. E para tanto, você precisa efetuar diversas atividades no respectivo território que o Arauto domina. Cada atividade lhe dá pontos de resistência, sendo que ao atingir o nível máximo, será a hora do confronto com tal inimigo. As missões principais e a ordem em que quer derrotar cada Arauto antes de enfrentar o Pai é de livre escolha do jogador, podendo ele focar em fazer tudo de uma área para só depois ir para a próxima, como pode ir fazendo um pouco de cada área. Esse sistema dá ao jogador uma sensação de liberdade ainda maior do que os demais jogos da franquia oferecia.

Vale ressaltar que em Far Cry 5 temos a maior gama de veículos que podem ser dirigidos/pilotados, desde o tradicional carro, passando por caminhões, aviões, helicópteros e até barco a motor.

Outra novidade bem-vinda diz respeito ao modo cooperativo. Em Far Cry 4 haviam introduzido esta possibilidade, mas era limitada a algumas missões. Já em Far Cry 5 é possível jogar do começo ao fim em modo cooperativo. A única ressalva é que o avanço do jogo só valerá para aquele que for o host. O jogador convidado poderá levar para o seu jogo apenas os pontos de vantagem adquiridos durante a partida e o dinheiro acumulado.

ME AJUDA AÍ

Tá sem nenhum amigo online para te ajudar, ou seus amigos ainda não compraram Far Cry 5? Isto não é problema, caso você precise da ajuda, um personagem controlado por inteligência artificial pode te acompanhar em sua jornada de derrotar o Pai e sua legião de loucos. Neste novo Far Cry foi introduzido um sistema que permite que você convoque os denominados “especialistas”, que são NPCs que são desbloqueados ao cumprir determinadas missões. No mapa do jogo eles aparecem com ícones de seus rostos, facilitando a identificação de onde ir para liberá-los. Cada um deles possui caraterísticas únicas de combate, assim como armas e personalidades próprias. A interação com seu personagem é muito interessante, e surgem conversas muito engraçadas.
Além dos “especialistas”, ao libertar reféns e postos avançados, você encontrará “combatentes” dispostos a te ajudar, só que estes não são tão habilidosos quanto os primeiros.
A princípio você poderá convocar apenas um “especialista” ou “combatente” para te ajudar em batalha, mas existe a possibilidade de habilitar um segundo slot, adquirindo a vantagem “Liderança”.

MODO ARCADE

O modo Arcade pode ser acessado pelo menu principal do jogo ou durante o jogo normal através de máquinas de fliperama espalhadas pelo mundo de Far Cry.
Neste modo, há diversos mapas criados pela comunidade com o editor de mapas incluso no jogo, e também mapas criados pela própria Ubisoft, podendo jogar sozinho ou em coop. As possibilidades de criação são muito variadas, permitindo que o criador seja bastante criativo. Como exemplo posso citar um mapa que testei, que era baseado em jogos de terror, em que eu estava dentro de uma casa macabra, e precisava sair de lá, e tudo isso sem precisar disparar um tiro, apenas enfrentando o desafio de achar o caminho.
O Multiplayer PvP de Far Cry também se encontra aqui no modo Arcade.

CONCLUSÃO

Far Cry 5 é um jogo incrível, que te prende do início ao fim pelo conjunto da obra. A história trata de um assunto sério, mas propositadamente de forma exagerada e caricata, mas com inserções de coisas non sense, trazendo uma pitada cômica para toda essa loucura.
Os gráficos estão lindos como nunca na série, e a jogabilidade se mantém afiada.

[wp-review id=”8287″]

Este review foi produzido com um código do jogo cedido pela assessoria de imprensa da Ubisoft.

Gustavo Vegas
Últimos posts por Gustavo Vegas (exibir todos)