AnálisesTextos

Review | FIFA 19

Já faz algum tempo que a série Fifa da Eletronic Arts tomou a dianteira na preferência dos fanáticos por futebol virtual.

Depois que se estabeleceu, Fifa vem tendo poucas mudanças a cada ano, sendo que a última grande mudança ocorreu no Fifa 17, quando a EA deixou de lado a engine gráfica Ignite e adotou a aclamada Frostbite, que até então vinha sendo utilizada em outras franquias da empresa.

A mudança foi positiva, trazendo uma maior fidelidade gráfica ao Fifa, que tinha nos gráficos o ponto fraco em comparação com a concorrente. O ponto forte da franquia sempre foi a jogabilidade fluída e realista, que dava uma surra na concorrência.

Ainda hoje, a concorrência leva vantagem no aspecto gráfico, porém Fifa ainda lidera no quesito jogabilidade e fluidez.

Pequenos ajustes e a grande novidade

Em Fifa 19 temos pequenos ajustes e pouca mudanças em relação ao Fifa 18. A maior novidade reside no campo do licenciamento. Até então, os direitos de uso da UEFA Champions League estavam com a concorrência, mas a partir deste ano, a série Fifa é quem ostentará o uso de tudo  o que se relaciona ao maior torneio de clubes do mundo. A UEFA Europa League também está presente com exclusividade.

Ainda nesta seara, o que vemos é o fortalecimento do licenciamento de clubes europeus, além da Premiere League (liga inglesa), agora Fifa traz com exclusividade a La Liga (liga espanhola).

Por outro lado, em relação ao futebol brasileiro, o jogo está bem fraco. Não há estádios brasileiros e temos apenas 15 clubes brasileiros da série A. Nesta temporada, times como São Paulo, Corinthians, Vasco, Flamengo e Palmeiras fecharam contrato de exclusividade com o Pro Evolution Soccer. Dos clubes que estão presentes, os brasões e os uniformes são os oficiais, porém os jogadores são fictícios.

A Jornada

Em Fifa 19 temos mais uma vez o modo campanha denominado “A Jornada”. Você pode controlar Alex Hunter, Danny Willian e Kim Hunter, de forma alternada para acompanhar curtir o avanço de suas carreiras. Com a adição da Champions League na franquia, era de se esperar que teria grande destaque neste modo campanha, que se encerra com chave de ouro com grande final do torneio.

Novos modos de jogo

Fifa 19 traz novos modos de jogo inseridos em seu “Jogo Rápido”, com variados modos para jogar contra o computador ou contra seus amigos. Temos o modo clássico, que nada mais é do que um amistoso. As novidades estão na opção “Regras Alternativas”, que traz diversos modos

O modo “Sobrevivência”, que é uma espécie de Battle Royale, onde os times, a cada gol marcado, vão perdendo jogadores, tornando as partidas mais interessantes. Já no modo “Vale Tudo” não há faltas ou impedimentos. Outros modos interessantes e auto-explicativos estão presentes, como “De fora vale 2” , “Cabeceios e Voleios” e “Quem Fizer Ganha”.

Ultimate Team

O carro chefe da franquia volta sem grandes modificações, até mesmo porque, usando o jargão futebolístico: “em time que está ganhando não se mexe”. A adição que vale à pena ser comentada é o modo “Division Rivals” que permite que você enfrente adversários online que estejam dentro do mesmo nível de habilidade que o seu, e semanalmente você ganhará recompensas de acordo com seu desempenho.

Fifa 19 está disponível para PlayStation 4, Xbox One, PC, PlayStation 3, Xbox 360 e Nintendo Switch.

[wp-review id=”10308″]

Este review foi produzido com uma cópia de Xbox One cedida pela assessoria de imprensa da Eletronic Arts no Brasil.

Gustavo Vegas
Últimos posts por Gustavo Vegas (exibir todos)