AnálisesTextos

Review | Horizon Chase Turbo

 

Horizon Chase Turbo, produzido pela tupiniquim Aquiris Game Studio chegou ao grande mercado de consoles e PCs em 15/05/2018, com versões para PlayStation 4 e PC. Segundo a produtora, há planos para versões para Xbox One e Nintendo Switch, porém sem previsão de data de lançamento.

Para falar sobre o jogo precisamos retornar um pouco no tempo, especificamente a 2015, ano em que foi lançado Horizon Chase (sem o Turbo) nas plataformas mobile, para iOS e Android. O jogo foi um sucesso, trazendo para os dias de hoje a estética e jogabilidade dos jogos de corrida estilo arcade dos anos 80 e 90.

Tamanho sucesso inspirou a produtora brasileira a ampliar seu público. Não se contentou em portar o jogo para as novas plataformas, tratou de retrabalhar toda a programação para que o resultado final correspondesse aos anseios, tanto do público quanto da própria empresa. Desta nova empreitada surgiu o tal “Turbo” desta versão de Horizon Chase, que traz novas pistas, carros e modos de jogo.

É cristalino que a Aquarius bebeu da fonte de clássicos como Top Gear, Lotus Turbo Challenge, OutRun, dentre tantos outros clássicos, fazendo um tributo a este tipo de jogo.

A sensação de velocidade é incrível, a jogabilidade é rápida e agradável. No início você nem se lembrará que existe o botão de freio… mas acredite, você terá que usá-lo ao avançar nas pistas mais desafiantes do jogo!

O jogo traz sistema de uso de Nitro e de consumo de combustível. Cada carro possui estatísticas próprias de velocidade, aceleração, consumo de combustível, etc. Portanto, será preciso escolher sabiamente o carro adequado para cada traçado.

Durante as corridas, há galões de combustível espalhado pela pista, bem como “moedas” azuis. Obviamente os galões reabastecem seu veículo, e as “moedas” azuis servem como objetivo secundário, caso colete todas, ganhará “moedas” douradas extras, (elas servem para desbloquear novos países/localidades, pistas e carros), e caso consiga todas essas “moedas” azuis das pistas do país, ganhará o super troféu, liberando carros extras ao atingir a quantidade exigida. Chegar com o tanque o mais cheio possível também garantirá bônus de “moedas” douradas.

O jogo possui apenas multiplayer local, permitindo um total de 04 jogadores em tela dividida.

MODOS DE JOGO

No início temos apenas o modo Volta ao Mundo disponível, nele você escolhe um país/localidade, que contém algumas corridas em cidades diversas. Para avançar para a corrida seguinte é preciso chegar pelo menos em 5º lugar. Para desbloquear outros países/localidades e corridas será preciso acumular “moedas” douradas, que são acumuladas conforme a colocação que você chega, e conforme explicado acima, coletando “moedas” azuis, e terminando corridas com a maior quantidade possível de combustível. Ao total temos 12 localidades, passando por Brasil, China, Grécia, dentre outros.

Cada país/localidade possui uma corrida bônus. Nesta corrida, caso chegue em primeiro lugar, poderá escolher uma melhoria a ser adicionada a todos os seus carros. Conforme a peça escolhida, ganhará mais velocidade, aceleração, etc.

Depois de certo ponto de avanço, será liberado o modo Torneio. São quatro corridas seguidas, em que o jogador vai somando a pontuação conforme sua colocação. É dividido por países/localidades, e pode-se escolher a dificuldade entre Amador, Profissional e Expert. Conseguindo troféu de ouro em todos os torneios você ganhará um carro especial.

Por fim temos o modo Resistência, que será liberado ao terminar o modo Volta ao Mundo ou todos os Torneios na dificuldade Expert. Aqui há três desafios, sendo que no primeiro nível é feito um sorteio de 12 corridas do jogo inteiro, e o jogador deve correr e instalar aprimoramentos entre as corridas. Já o segundo nível sorteará 36 pistas, e o terceiro nível terá todas as 109 pistas do jogo, em ordem aleatória. O complicador aqui é que o jogador terá que chegar no mínimo em quinto lugar, caso contrário, cairá fora da competição perdendo todo o seu progresso.

TRILHA SONORA

Quem não se recorda da icônica música tema de Top Gear? Aliás, a trilha sonora inteira do jogo era demais!

A Aquiris convocou ninguém menos que Barry Leitch, o responsável pela composição das trilhas sonora de Top Gear e Lotus Turbo Challenge para criar as músicas de Horizon Chase Turbo. Desta forma, suas músicas seguem a mesma vibe, e te trará boas surpresas.

[wp-review id=”8636″]

Este review foi produzido com um código do jogo cedido pela assessoria de imprensa da PlayStation Brasil.

Gustavo Vegas
Últimos posts por Gustavo Vegas (exibir todos)